O que torna um líder exemplar? No cenário atual onde há escassez de líderes preparados no mercado e crise de valores morais, apresentamos cinco práticas e dez compromissos que podem levar a liderança pelo exemplo.

Entre as diversas abordagens sobre liderança, destacamos o modelo da liderança educadora, ou liderança pelo exemplo. Como a filosofia de liderança que enfatiza o papel do líder como educador e responsável pelo desenvolvimento das pessoas, ela envolve um processo que permite a aprendizagem e o desenvolvimento dos liderados para o desempenho de alta performance, isto é, a visão do líder como coach, treinador e criador de campeões.

Nessa perspectiva, liderança e aprendizado caminham lado a lado. Afinal, apontar caminhos e ir à frente requer a gestão de relações, a construção e o compartilhamento de significados.O líder educador inspira e aponta caminhos, inclusive no horizonte dos sonhos, dando autonomia e facilitando a manifestação das potencialidades dos liderados.

No contexto atual, onde o Brasil enfrenta diversas crises, inclusive moral, precisamos de líderes éticos, educadores e transformacionais, capazes de inspirar e apontar caminhos, e preparados o suficiente para promover as transformações necessárias.

Assim, fomos buscar na extensa pesquisa global realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do livro “O Desafio da Liderança: como fazer coisas extraordinárias acontecerem na sua organização”, os cinco passos e dez compromissos que tornam o líder exemplar. Veja, a seguir, como você pode se tornam um.

Prática 1 – Lidere pelo exemplo

O primeiro passo para se tornar um líder pelo exemplo é um passo interior. É voltar-se para si mesmo, na direção da descoberta de seus valores e crenças pessoais. Os líderes devem encontrar sua voz. Eles devem descobrir o conjunto de princípios e valores que guiam suas decisões e ações. Em outras palavras: primeiro, você deve deve liderar a si mesmo.

Os líderes devem encontrar uma maneira de expressar a filosofia de liderança em suas próprias palavras e não em palavras de outra pessoa. Assim, encontre seu próprio estilo.

Os líderes não falam apenas por si. Eles também falam por e para sua equipe e organização. Eles tem noção de que a liderança é um diálogo, não um monólogo. Portanto, eles devem chegar junto as pessoas, buscando o estreitamento da interação e relacionamento. Eles devem compreender e reconhecer os valores dos seus colaboradores e encontrar uma maneira de afirmar os valores compartilhados da equipe. Líderes forjam uma unidade. Eles não a forçam. Eles dão às pessoas razões para zelar e cuidar, e não simplesmente para seguir ordens.

Líderes se erguem por suas crenças. Eles praticam o que pregam. Servem como exemplo, como referencia para os outros. Eles mostram, por meio de suas ações, que vivem pelos valores que professam. Eles também garantem que outras pessoas tenham aderência aos valores que foram acordados por todos. É a coerência entre palavras e ações que constrói a confiança e credibilidade.

Veja algumas ações que você pode praticar:

– Construa um consenso em torno de valores, princípios e normas que devem nortear a equipe. Procure assegurar que as pessoas estejam aderindo aos valores e normas que foram acordados. Utilize sua agenda, reuniões, e-mails, e todas as outras formas de usar seu tempo para refletir que o que voce comunica é importante para a visão comum da equipe.

– Apreenda continuamente. Analise suas experiências passadas para identificar quais os valores utilizará para realizar suas escolhas e decisões. Articule os valores atuais que orientam suas decisões, prioridades e ações, e ajude os colaboradores a articularem por que eles fazem o que fazem, e pelo que eles se preocupam.

Para modelar seu estilo e tornar-se um líder educador, assuma os seguintes compromissos:

Esclareça valores, encontrando sua voz e afirmando os valores compartilhados.
Dê o exemplo alinhando as ações com os valores compartilhados.

Prática 2 – Inspire uma visão compartilhada

O futuro é cada vez mais incerto. Não existem caminhos fáceis e garantias para chegar ao destino e as circunstâncias podem mudar a qualquer instante. Líderes pioneiros confiam em sua própria bússola interna e em seu sonho.

Líderes olham ansiosos para o futuro. Eles mantêm em suas mentes pensamentos e visões de como o futuro pode ser. Eles têm uma noção do que é possível se todos trabalham exclusivamente em conjunto para um objetivo comum. Líderes são positivos acerca do futuro, e eles apaixonadamente acreditam que as pessoas podem fazer a diferença.

Quando as visões são enxergadas apenas pelos líderes, elas são insuficientes para gerar movimento articulado. Nas organizações, os líderes devem levar as pessoas a verem de maneira emocionante as possibilidades futuras. Eles comunicam esperanças e sonhos de modo claro levando os colaboradores a compartilhá-los como se fossem seus proprios sonhos.

Líderes educadores são expressivos, e atraem seguidores através de sua energia, otimismo e esperança. Com apelos fortes e persuasão silenciosa eles desenvolvem apoiadores entusiastas.

Entre as práticas que você pode adotar como líder educador, incluem-se as seguintes:

– Determine com o que voce se preocupa, o que o move, onde estão suas paixões.

– Use suas experiências passadas como pistas para a compreensão de temas-chave em sua vida e entender o que você acha interessante e o que vale a pena.

– Seja curioso sobre o que está acontecendo ao seu redor – especialmente as coisas que não estão funcionando tão bem. Essas situações podem representar ótimas oportunidades de transformação.

– Encontre tempo para pensar sobre o longo prazo e descobrir acerca do futuro. Perceba as tendências. Solte sua imaginação. Lembre-se que toda ação começa com uma visão.

– Faça reuniões com seus colaboradores para descobrir sobre suas esperanças, sonhos e aspirações para o futuro..

– Compartilhe metáforas, símbolos, histórias, imagens e palavras que representam a imagem do que você e todos os colaboradores aspiram se tornar. Utilize, por exemplo, a técnica de storytelling (contação de histórias) como ferramenta estratégica para moldar uma visão compartilhada na organização.

Assuma os seguintes compromissos da liderança educadora:

Vislumbre o futuro imaginando possibilidades empolgantes e enobrecedores.
Recrute outros, apelando para aspirações compartilhadas.

Prática 3 – Questione o processo

Desafio é a oportunidade para a grandeza. As pessoas fazem o seu melhor quando há a chance de mudar a maneira como as coisas são. A manutenção do status quo simplesmente gera mediocridade.

Líderes educadores, que gerenciam pelo exemplo, procuram e aceitam constantemente oportunidades para testar suas habilidades. Eles motivam os outros e os desafiam a superar seus limites. Eles tomam a iniciativa de fazer algo significativo acontecer. Líderes tratam cada tarefa como uma aventura.

A maioria das inovações não vêm de líderes – elas vêm das pessoas mais próximas ao trabalho. Elas também vem de fora, muitas vezes, dos clientes. Líderes pelo exemplo exploram pequenas vitórias para celebrar e motivar a equipe a ir adiante. Eles promovem comunicações externas. Eles ouvem, pedem conselhos e sempre buscam aprender mais.

O progresso não é feito em saltos gigantes; ele é feito de forma incremental. Líderes pelo exemplo avançam em pequenos passos com pequenas vitórias. Eles transformam as adversidade em vantagem e decepções em sucessos. Eles tem coragem e perseveram com determinação.

Líderes se aventuram. Eles experimentam e correm riscos com idéias ousadas. E porque a assunção de riscos envolve erros e falhas, os líderes aceitam as decepções inevitáveis ​​e as tratam como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Veja algumas dicas de ações práticas:

– Sempre se pergunte: “O que há de novo?”, “O que virá a seguir?” “O que é melhor? ” Seja inquieto; não deixe rotinas tornarem-se obstáculos. Estabeleça metas e marcos incrementais, quebrando grandes projetos em etapas realizáveis.

– Descubra se “a forma como as coisas são feitas por aqui” ainda faz sentido. Se isso não acontecer, façar algo diferente. Ouse desafiar o processo existente!

– Atribua um trabalho significativo para os colaboradores, para que eles possam ver como seus esforços podem contribuir significativamente para os resultados organizacionais.

– Quando erros são cometidos, sempre pergunte: “O que podemos aprender com esta experiência?” Gaste tempo aprendendo algo relevante e novo a cada dia, e certifique-se de oferecer esta oportunidade a seus colaboradores.

– Aceite o mantra: Nunca deixe de experimentar. Os melhores líderes são simplesmente os melhores alunos, e a vida é seu laboratório.

Para desafiar o processo, assuma os seguintes compromissos:

Busque oportunidades ao tomar a iniciativa e procurar lá fora maneiras inovadoras de melhorar.
Experimente e assuma riscos, gerando constantemente pequenas vitórias e aprendendo com a experiência.

Prática 4 – Capacite os outros a agir

Os líderes educadores sabem que precisam de parceiros para fazerem coisas extraordinárias acontecerem nas organizações. Eles investem na criação de relações de confiança. Eles constroem equipes espirituosas e coesas, como se fossem uma familia. Eles envolvem ativamente outras pessoas no planejamento e dão-lhes o poder de tomar decisões. Líderes pelo exemplo fazem os outros sentirem-se como proprietários, não contratados.

Líderes educadores desenvolvem relações de colaboração e de cooperação com os colegas. Eles são atenciosos com as necessidades e interesses dos outros. Eles sabem o que é chave para essas relações. Líderes pelo exemplo unem as pessoas, criando uma atmosfera onde os colaboradores entendem que eles têm um destino comum e que eles devem tratar os outros como gostariam de ser tratados.

Líderes certificam-se de que todos ganhem, que o respeito mútuo é o que sustenta os esforços de equipes extraordinárias. Eles cultivam a auto-estima nos outros. Eles fazem o outro sentir-se forte, capaz e confiante para tomar a iniciativa e responsabilidades. Eles praticam o “empowerment”. Eles constroem as competências e habilidades dos seus liderados para cumprirem os compromissos. Eles criam um clima onde as pessoas se sentem no controle de suas próprias vidas.

Algumas ações para capacitar os outros a agirem incluem:

– Passe o tempo conhecendo seus colaboradores e descubra o que os movem. Ouça, ouça, e ouça mais um pouco. Faça perguntas constantemente e pare de dar respostas. Atue sobre cada membro da equipe como um coach, um mentor, procurando explorar os pontos fortes de cada um.

– Articule claramente e repita com frequência os objetivos comuns que todos estão se esforçando para conseguir. Os valores compartilhados são importantes: o propósito de todos é maior que a soma das partes.

– Estruture projetos de modo que haja uma meta comum que exige cooperação. Certifique-se de que as pessoas entendam como são interdependentes entre si.

– Deixe os colaboradores fazerem escolhas sobre como eles farão o seu trabalho e servirão os seus clientes. Mas forneça os recursos necessários (especialmente informações) para que eles executem as tarefas de forma eficaz.

• Reserve tempo necessário para treinar e desenvolver a equipe. Torne-se um educador e treinador incansável e permanente. Gerencie o conhecimento e as competencias da equipe.

Nessa prática, voce deve assumir os seguintes compromissos:

Promova colaboração por meio da construção de confiança e facilite as relações.
Fortaleça o outro pelo aumento da auto-determinação e do desenvolvimento de competências.

Prática 5 – Entusiasme os corações

Conseguir que coisas extraordinárias aconteçam em organizações é um trabalho árduo. A subida até o cume é íngreme e difícil. Os líderes educadores incentivam as pessoas a continuar a busca por melhores resultados e pelo desenvolvimento pessoal. Eles inspiram os colaboradores por meio de sua coragem e esperança.

Líderes dedicam-se com emoção a reconhecer as contribuições de cada um para o desempenho da equipe e para a visão comum. Com um agradecimento, um sorriso e elogio público, o líder pelo exemplo permite que os outros saibam o quanto eles significam para a organização.

Líderes expressam o orgulho nas realizações de suas equipes. Eles fazem questão de dizer ao resto da organização sobre o que a equipe tem alcançado. Eles fazem as pessoas sentirem-se como heróis.

O trabalho pode ser uma coisa divertida. Festejar é importante para uma equipe vencedora. Todo mundo adora uma comemoração. Líderes encontram formas criativas para comemorar realizações. Eles levam tempo se alegrando no alcance dos resultados. Essas comemorações servem como estímulos e motivação para a equipe.

Entre as ações práticas que você pode adotar para animar os corações, incluem-se:

– Deixe claro e se certifique de que as pessoas saibam o que se espera delas. Mostre aos colaboradores que você acredita neles, não apenas em palavras, mas em ações reais. Certifique-se de que todos entendam que são “parte do todo” e que existem muitos outros colegas que estão trabalhando para obter sucesso, mesmo que não os conheçam.

– Conecte-se com pessoa por pessoa. Crie um ambiente confortável para dar e receber feedback – inclusive para os líderes superiores. Afinal, feedback é o cerne do aprendizado.

– Nunca deixe passar nenhuma oportunidade de contar publicamente histórias verdadeiras sobre como as pessoas em sua organização estão indo acima e além do simples cumprimento das obrigações funcionais.

– Identifique o que está dando certo e onde a equipe está acertando. Acabe suas reuniões sempre com uma rodada de elogio público. Lembre-se: o reconhecimento é a mais poderosa moeda que os líderes possuem e não custa nada.

– Descubra e crie ocasiões para reunir pessoas: colaboradores, clientes, comunidade. Lembre-se: os seres humanos são animais sociais, feitos para se conectar um com o outro.

Assuma os seguintes compromissos da liderança pelo exemplo:

Reconheça as contribuições individuais, mostrando apreço pela excelência.
Celebre os valores e as vitórias criando um espírito de comunidade.
Antes de concluir, é importante refletir sobre as seguintes questões: O que sustenta o líder? De que fonte vem a coragem do líder?

A resposta é uma só: o amor. Líderes educadores são repletos de amor. Amor com as pessoas que fazem o trabalho, com o que ocorre com suas organizações e com seus clientes. De todas as coisas que sustentam um líder ao longo do tempo, o amor é a mais duradoura. É difícil imaginar um líder madrugando todos os dias e trabalhando horas a fio para conseguir realizar coisas extraordinárias sem colocar o coração nisso.

Lembre-se: liderança é relacionamento. Assim, envolva-se pessoalmente. Liderança não é um tema cabeça. Liderança é um assunto do coração!

Fonte: Administradores.com

 

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